Sob o alto patrocínio da inspecção geral de português.
Adepba
Portoeditora
Français

Artigo 1. Organização.

O Concurso « Educalia » é organizado pela ADEPBA (Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Portugueses, Brasileiros, da África e da Ásia lusófonas) com o mecenato da IMPÉRIO Assurances et Capitalisation, S.A.

Artigo 2. Nome do Concurso.

Concurso « Educalia » : o meu encontro com a lusofonia em França.

Artigo 3. Finalidade do Concurso.

Para o ano escolar 2008/09, o Concurso « Educalia » tem por tema “o meu encontro com a lusofonia em França”. O tema escolhido está relacionado com os programas oficiais do colégio e do liceu do ministério da Educação nacional.
Este tema permitirá aos alunos exprimirem-se sobre a maneira como vêem a presença das culturas lusófonas em França.
Dois níveis para este Concurso foram criados com critérios de avaliação correspondentes :
- Colégio (6e até 3e) ;
- Liceu (2nde até a terminale).

Artigo 4. Níveis escolares abrangidos

Este concurso está aberto a todos os alunos que estudam o português em todos os colégios e liceus do ensino geral, tecnológico e profissional públicos ou privados, sob contrato, da França metropolitana.

Artigo 5. Inscrição.

A participação é individual. A data limite de inscrição corresponde à data limite de envio dos trabalhos (31 de Março de 2009).
Os alunos que se inscreverem até o 31 de Dezembro de 2008 receberão um prémio de participação (uma banda desenhada) na condição de terem enviado o seu trabalho o mais tardar o 31 de Março de 2009 (o carimbo dos Correios servindo de prova). Por uma questão de comodidade e a fim de evitar as eventuais duplas participações, voluntárias ou não, este prémio de participação será entregue depois da data limite de entrega dos trabalhos.
Uma inscrição é válida na dupla condição que o aluno tinha enviado o mais tardar até o 31 de Março de 2009 (o carimbo dos Correios servindo de prova) o boletim de inscrição preenchido e assinado e o trabalho. Estes últimos elementos podem enviados simultaneamente ou em dois tempos.
Além disso, uma enciclopédia sobre a História em CD-Rom será oferecida ao CDI da escola da qual pelo menos um aluno participa a este Concurso. Uma única enciclopédia será enviada (depois da data limite de inscrição) por escola independentemente do número de participantes.

Arigo 6. Trabalhos.

Artigo6.1. Realização.

A participação é individual. Os trabalhos podem ser uma produção escrita (poema, narrativa e outros textos), uma foto-reportagem, uma vídeo-reportagem, uma entrevista, uma canção, uma coreografia, ou uma obra plástica. Estas realizações podem ser apresentadas sob forma de documento vídeo ou audio ou de um blog."

Artigo 6.2. Normas a respeitar.

Uma única produção é admitida por participante. Seria desejável que cada realização fosse apresentada num suporte numérico : CD-Rom ou DVD. Para o suporte vídeo, não ultrapassar 10 mn. Para os ficheiros texto, máximo 15 páginas. Para o obra plástica, máximo formato A2. Cada produção deverá ter no topo ou numa etiqueta o nome e a morada da escola e do aluno e o nome do professor.

Artigo 6.3. Envio dos trabalhos.

As produções devem ser enviadas o mais tardar no 31 de Março de 2009, prazo de rigor, (o carimbo dos Correios servindo de prova), à morada seguinte num envelope selado :
Concours «Educalia» - IMPÉRIO Assurances et Capitalisation, S.A. – 18/20, rue Clément Bayard 92300 Levallois-Perret.
As produções não serão devolvidas aos autores, que se comprometem a ceder gratuitamente à ADEPBA e à IMPERIO Assurances et Capitalisation, S.A. os direitos não comerciais de difusão (exposição, publicação, projecção, etc.).

Artigo 7. Composição do júri e avaliação.

O Júri será composto por dois membros da ADEPBA e por dois membros de IMPÉRIO Assurances et Capitalisation, S.A. Um quinto membro do júri externo a estas duas entidades será definido por estes últimos. O júri decide ele próprio das modalidades de avaliação das produções recebidas.

Artigo 8. Palmarés e prémios.

O palmarés recompensará os 3 melhores trabalhos do colégio e do liceu. Para cada nível, eis os prémios : 1° prémio : um computador portátil Vaio VGN-NR32M 15,4" TFT e uma enciclopédia em DVD. 2° prémio : uma máquina fotográfica numérica Sony Cyber-shot DSC-W150 (8 M de pixels) e uma enciclopédia em DVD. 3° prémio : um Ipod nano 3G 4 Go e uma enciclopédia em DVD.
Só os autores dos trabalhos premiados serão contactados para serem convocados para a entrega dos prémios. Os participantes poderão conhecer os resultados nos sites internet da ADEPBA e de IMPÉRIO Assurances et Capitalisation, S.A.

Artigo 9. Entrega dos prémios.

Uma cerimónia de entrega dos prémios será organizada em Paris em finais de Maio de 2009. As informações detalhadas serão comunicadas ulteriormente.
Se participantes fora da Ile-de-France forem premiados, os organizadores assumirão as despesas do deslocamento para a entrega dos prémios assim como as do adulto acompanhante, a saber o bilhete de comboio ida e volta em 2ª. classe.

Artigo10. Em caso de anulação do Concurso.

Os organizadores não serão tidos por responsáveis se no seguimento de um acontecimento de força maior, o concurso deveria ser anulado, adiado ou modificado, assim como em caso de roubo, de perca, de atraso ou de estragos causados durante o despacho das produções.

O simples facto de participar ao concurso implica a aceitação plena e inteira do presente regulamento.