Sob o alto patrocínio da inspecção geral de português.
Adepba
Portoeditora
Français
Organização
Adepba

Decidimos lançar, para o ano escolar 2008/09, um concurso intitulado « Concurso Educalia : o meu encontro com a lusofonia » em França de acordo com o programa oficial do ministério da Educação nacional.

A organização deste Concurso nacional implicou, devido à sua importância, de fazer apelo ao mecenato de uma empresa a fim de reunir todas as condições para alcançar o máximo de sucesso. Foi por isso que decidimos associar-nos à IMPÉRIO Assurances que sempre manifestou, desde a sua implantação em França, em 1971, o desejo de contribuir para a promoção da língua portuguesa e que por conseguinte sempre ajudou a nossa associação.

Mensagem aos alunos
Mensagem aos colegas
Mensagem aos pais

-----------------------

Caro aluno,

Este concurso dirige-se a ti, aluno do colégio e do liceu. Ele vai permitir-te exprimires-te, de maneira lúdica, sobre um tema da tua escolha. Vais poder, mais precisamente, dar a tua opinião sobre a maneira como vês as culturas lusófonas em França. Podes apresentar uma produção escrita (poema, narrativa, ou outros textos) ; uma foto-reportagem ; uma vídeo-reportagem ; uma entrevista, uma canção ; uma coreografia ; uma obra plástica. Estas produções poderão ser apresentadas sob forma de CD-Rom, vídeo, blog, etc.

Nós encorajamos-te vivamente a participares neste Concurso que será para ti a oportunidade de revelares o teu espírito criativo. Serás recompensado com um fabuloso prémio mas antes de tudo ficarás orgulhoso por teres participado num Concurso que te dará a oportunidadede de aperfeiçoares a língua portuguesa e de mostrares o teu conhecimento das culturas lusófonas.

Boa sorte para ti !

-----------------------

Caros colegas,

Como podem constatar, o tema foi escolhido de acordo com o programa do colégio e do liceu ligado ao tema do « encontro das civilizações ».

Trata-se de um tema vasto que inclui a lusofonia na sua globalidade e que, no seu aspecto de diálogo intercultural, não deixará de suscitar o interesse dos alunos. Permitirá levar a cabo uma pesquisa transversal e interdisciplinar. Será também a ocasião de utilizar as novas tecnologias de informação e de comunicação (TICE), na medida em que os trabalhos dos alunos serão apresentados sob forma numérica (CD-Rom, blog, vídeo, etc.).

Esperamos que possam motivar os vossos alunos a participarem neste concurso e aconselhar os que se vão inscrever. Cada aluno deverá inscrever-se individualmente e, além dos prémios previstos para os trabalhos seleccionados, o CDI da vossa escola receberá um CD-Rom sobre a História de Portugal.

No contexto actual, o ensino do português deve afirmar-se e ser reconhecido. Este concurso contribui para esse efeito fazendo prova de inovação e de originalidade e pondo em destaque a criatividade dos vossos alunos.

Agradecemos pela ajuda que possam dar aos vossos alunos.

-----------------------

Caros pais,

Escolher o português como língua viva, é oferecer aos vossos filhos um trunfo importante para o êxito dos seus estudos e para a vida profissional. Com efeito, o português, língua oficial de 8 países espalhados sobre 4 continentes, é falado por mais de 230 milhões de pessoas, como língua materna, língua de comunicação ou língua de negócios.

Convidamos a incitarem os vossos filhos a inscreverem-se neste Concurso e fazemos apelo para se tornarem embaixadores da língua portuguesa junto dos seus familiares e amigos. A continuidade do ensino do português, nas escolas primárias e secundárias, depende também do empenho dos pais em escolher o português como língua viva a cada etapa da escolaridade dos filhos.

Contamos com a vossa participação activa nesta iniciativa !